quarta-feira, 30 de abril de 2014

Brasil tem obrigação de proteger Snowden, diz Glenn Greenwald

Imagem: Reprodução/EBC
“Acho que Brasil e Alemanha têm obrigação de proteger Snowden, porque ele protegeu a liberdade de informação desses países”, disse o jornalista Glenn Greenwald, em entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da Tv Brasil. Este mesmo jornalista foi o que divulgou as informações que Snowden vazou do governo norte-americano. Snowden já pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.          


“Acho que Brasil e Alemanha têm obrigação de proteger Snowden, porque ele protegeu a liberdade de informação desses países”, disse Greenwald. Para o jornalista, Snowden precisa ser abrigado por um país que consiga aguentar as possíveis represálias dos Estados Unidos, mas ele disse também que o país teria medo de enfrentar os norte-americanos.

“Ele está sem família, mas ele sacrificou isso sabendo exatamente o que estava fazendo. Ele é muito feliz, porque as consequências do que fez são maiores do que imaginávamos. Eu acho que ele não se arrepende nem um pouco. Quando você tem convicção no que faz, você não se arrepende”, disse Greenwald.

O jornalista também criticou o presidente Obama, segundo ele há uma perseguição contra jornalistas e censura as reportagens. “Tem muita gente que não gostou do governo Bush, e tinha esperança de mudança com Obama. Mas mudou pouco, e em algumas coisas piorou muito. Ele está perseguindo jornalistas com muito mais agressividade do que qualquer outro governo”.

Com informações da Agência Brasil
Editado por Brasil Contra Corrupção