sexta-feira, 20 de junho de 2014

Universal chama Dilma e outros para abertura do Templo de Salomão

Imagem: Reprodução/Wikipedia
Os dirigentes da Iurd querem reunir a presidente, os governadores e o prefeito de São Paulo, os ministros do STF e o presidente do Congresso, para inaugurar o mais importante de seus projetos religiosos, o Templo de Salomão, construído no Brás, região de São Paulo. O Planalto diz que Dilma deve ir.

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Haddad ainda não confirmaram presença, segundo suas assessorias. Durante o evento somente o líder e fundador da igreja, bispo Edir Macedo, irá se pronunciar. Com forte presença entre os dirigentes do Partido Republicano Brasileiro, o PRB faz parte da base aliada a Dilma e participa do primeiro escalão do governo - ocupa o Ministério da Pesca. Em São Paulo, o partido faz parte da base de sustentação do governador Alckmin e deve apoiar a reeleição do tucano.

A abertura do templo, será no dia 31 de julho com o evento para os políticos. Entre convidados estão lideranças da sociedade civil e do empresariado e 60 delegações estrangeiras, inclusive Israel. Somente para convidados da igreja, a Iurd pretende lotar os 10 mil lugares na maior festa da igreja feita em São Paulo, outros eventos ocorrerão e a festa de abertura deve durar 20 dias.

O Templo de Salomão levou quatro anos para ser construído, cm uma área de 74 mil m², dez mil lugares e uma fachada com altura de 56 metros. No Templo de Salomão será proibido fazer fotos ou filme de seu interiorm, segundo Renato Parente, assessor da Iurd, o intuito é manter o templo sagrado. Pedras foram trazidas de Israel e o modelo do Templo foi contruído de acordo com o original, que foi destruído no ano 70.

A obra custou cerca de R$ 650 milhões, segundo Parente, obtido de doações de fiéis, obreiros e pastores. O complexo do novo templo vai ter ainda um edifício para estacionamento de carros e um museu. A fachada não terá a tradicional marca dos templos da Iurd: "Jesus Cristo é o Senhor - Igreja Universal do Reino de Deus". Haverão cultos mas nenhum será televisionado.

Fundado em 1977 pelo bispo Edir Macedo, a Iurd é uma denominação neopentecostal ligada à chamada teologia da prosperidade, que procura para os fiéis a realização nesta vida como forma de manifestação da graça divina. Em 1989, o bispo também se tornou controlador da Tv Record, outros bispos a igreja possuem o controle de 64 emissoras de rádio e canais de Tv por todo o país.

Com informações de O Estado de São Paulo
Editado por Brasil Contra Corrupção