![]() |
Imagem. Reprodução TV Justiça - Montagem BCC Brasil Contra Corrupção |
O advogado Alberto Emanuel Albertin Malta, representando o Sindicato Nacional de Peritos Federais, levantou as falhas das urnas eletrônicas e neste momento onde pesquisamos em quem votaremos é bom saber como funciona o sistema eleitoral brasileiro que tem diferentes denúncias de fraudes por diferentes especialistas ao longo de muitos anos. Leia também Jornal da Band denuncia fraude nas urnas eletrônicas; assista
"The Noite" mostra falha nas urnas eletrônicas apontadas por professor da Unicamp; vídeo
Em vídeo, deputado chama eleitores de palhaços e denuncia fraude nas urnas do Brasil
Uma pequena parte da transcrição, acompanhe o vídeo completo e se você achar que isto é um grave fato que deve ser difundido ajude a espalhar!
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Falo em nome do Sindicato Nacional dos Peritos Criminais Federais, a pertinência temática de nossa intervenção vem da resolução 23550 editado pelo TSE, que indica quais são as instituições competentes a participar do processo antecipado da fiscalização e auditoria dos programas de computador que compõe a urna.
Dentre estas instituições esta o Supremo Tribunal Federal e também esta o Departamento de Polícia Federal, dentro do qual os peritos criminais federais, com especialização em informática, são aqueles que tem habilidade para interferir. E o fizeram. Participaram do teste público de segurança do sistema eletrônico de votação. Teste este que foi composto talvez pelos maiores nomes da computação do Brasil. E o resultado foi que estes profissionais conseguiram sim, encontrar diversos vícios, diversas falhas no sistema eletrônico de votação. A título de exemplo conseguiram estes profissionais fazer ataques ao sistema de inicialização, conseguiram gerar um boletim de urna falso, conseguiram também obter a chave criptográfica da urna, conseguiram ainda, e o que é mais grave, recuperar a ordem do RDV, que é o Registro Digital do Voto, que garante o sigilo do voto, e portanto conseguiram identificar qual era o 1º, o 2º, o 3º voto de cada um dos eleitores.
Ministro Lewandowski:
Sra. Presidente, a Sra. me permite. Eminente advogado, eu queria perguntar a vossa excelência, se este é um teste oficial, se foi divulgado, quando foi feito, como foi feito, sob os auspícios do TSE.
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Sim. O TSE já fez...
Ministro Lewandowski:
Por que, queria dizer a vossa excelência, que quando fui presidente do TSE, e isso não significa absolutamente nenhuma antecipação de voto, opinião, nos fizemos uma auditoria pública, por meio de edital, com personalidade que testaram a rigidez das urnas e que foram recrutadas ou se habilitaram, melhor dizendo, a este teste. Pessoas oriundas da academia, das forças armadas, particulares, e naquela ocasião, depois de uma semana de testes intensivos, nenhuma falha na urna foi encontrada. Então eu queria apenas que Vossa Excelência, se pudesse, esclarecesse que tipo de teste é esse que foi feito e quando foi feito, sob os auspícios de quem, a pedido de quem e como é que isto foi divulgado.
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Os testes foram feitos....
Ministra Cármem Lúcia:
E a participação se possível, agregando a Vossa Excelência, do próprio Tribunal Superior Eleitoral que faz estes chamamentos públicos diuturnamente.
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Os testes....
Ministro Lewandowski:
Porque esta, Sra. Presidente, é uma imputação muito séria.
Ministra Cármem Lúcia:
Da maior gravidade, da maior gravidade.
Ministro Luiz Fux:
Séria e precisa verificar as verossimilhanças disto, eu tô impedido Sra. Presidente, porque fui ler um pedido das informações, mas eu queria apenas esclarecer que a menos de um mês foi realizado o último teste público das urnas...
Ministra Cármem Lúcia:
Todos os processos eleitorais são feitos
Ministro Luiz Fux:
E eu queria saber se foi neste teste.
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Teste de 2017 e de 2016, principalmente foi encontrado pelo...
Ministro Luiz Fux:
Ah sim. Verdade na tribuna é um dever do advogado.
Advogado Alberto Emanuel Albertin Malta:
Principalmente foi encontrado pelo grupo G4, que é o grupo do perito Peixinho, pelo grupo também do professor Diego Aranha da Unicamp e também pelo grupo do professor Rezendo. Se o relatório do TSE...
Ministro Gilmar Mendes:
Só pra deixar isto claro, com licença advogado, o TSE a rigor sempre fez estes testes...
Ministra Cármem Lúcia:
Todos os chamamentos são feitos.
Ministro Gilmar Mendes:
E em especial, inclusive, nos atos normativos que balizam toda essa questão e houve de fato, e o Tribunal sempre chamou, na verdade chamam os melhores hackers, os melhores peritos para fazerem este teste em nome da segurança do sistema e depois faz o re-teste, de modo que isto, neste caso o Tribunal reconheceu o trabalho do professor Diego Aranha que mostrou falhas e depois houve a re-programação, de modo que isto é absolutamente normal e só mostra a seriedade com
o que o TSE tem se havido neste tipo de matéria, é absolutamente rotineiro isso que se faz.
Ministro Fachin:
É que isso é uma afirmação que tá sendo feita da tribuna que é muito séria, realmente...
Brasil Contra Corrupção