terça-feira, 1 de setembro de 2020

Malafaia tem postagem marcada como falsa sobre Bolsonaro no Facebook verificado por institutos de checagem AFP, Aos Fatos e Agência Lupa

Flavio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro também já tiveram postagens marcadas como fake news no Facebook.

Imagem: Reprodução Facebook


O Pastor Silas Malafaia, um dos mais importantes líderes religiosos no Brasil que é do meio evangélico, divulgou em seu Facebook um vídeo que foi marcado como falso por institutos de checagem de fatos. O vídeo é sobre o dia onde o presidente disse ao jornalista que estava com vontade de encher a cara dele de porrada e o chamou de safado. Teve uma versão compartilhada por perfis bolsonaristas que o presidente havia dito isso por causa de terem falado da filha dele querendo dizer da esposa o visitar na cadeia. Neste vídeo o Silas Malafaia divulga essa versão que foi investigada por institutos de checagem de fatos onde na conclusão marcaram como falso. Existe um alerta do Facebook onde avisa " Checado por verificadores de fatos independentes" e tem opção de "Ver por quê", após abrir clicando para entender os motivos são exibidos 3 links, um da AFP América Latina, outro da Agência Lupa e um de Aos Fatos, todos marcando como falso. 

Mesmo assim, é possível ver o vídeo clicando em "Ver vídeo" onde é exibido o conteúdo. O conteúdo de Silas Malafaia marcado como falso pela AFP, Aos Fatos e Agência Lupa tem mais de 46 mil visualizações, quase 3 mil reações, 1,7 mil comentários e 1,6 mil compartilhamentos.

  

"Imprensa cretina! Inescrupulosa! Jornalista usa de sarcasmo para atacar o presidente e sua esposa", diz Malafaia em frase no vídeo. "Assista ao vídeo que mostra a verdade, chamando a esposa do presidente de sua filha", disse Malafaia. "Vamo visita sua filha na cadeia agora", diz o vídeo marcado como falso.

 





E você, apoia esta opção de marcar um conteúdo como falso do Facebook?





Assista abaixo versão dada como correta por institutos de checagem.





---



Por Brasil Contra Corrupção que desde 2013 no auge dos protestos ocorridos durante o evento mundial de futebol, Copa das Confederações que é um teste para realizarem a Copa do Mundo no ano seguinte, faz sua parte na internet, criada por AnonymousBr4sil que desde 2012 atua na internet e fez este movimento, esta ideia, de reunir pessoas em prol de causas e engaja das mais variadas formas, atendendo aos pedidos de muitos perfis que pediam um meio alternativo para verem materiais e compartilharem. Brasil Contra Corrupção não é um site jornalístico, somos meio que um movimento, uma ideia de união de pessoas, blog de opinião pessoal sem compromisso de jornalismo profissional, que divulga conteúdos de interesse da sociedade de todos atores políticos não importando quem sejam, acreditamos no debate acima de tudo e saber o que estão dizendo é fundamental. Não somos envolvidos diretamente com política e partidos, nossa atuação é como fazemos desde nossa fundação. Nunca indicamos ao público em quem votar, apoiamos que votem sempre e participem do processo eleitoral pois devemos sempre acreditar na política para resolver os problemas do país não importa o que tenha acontecido. 


Todas publicações são conferidas antes de serem divulgadas e tem base nos próprios perfis oficiais das pessoas citadas. Só tratamos de verdade, jamais vamos inventar falas de ninguém. Nossa liberdade consiste em não fazer parte de nenhum grupo político querendo se manter no poder ou entrar, consiste em esperar que os que estejam ou venham fazer parte em todos poderes tomem providências que melhorem a vida do povo.



Comentários
0 Comentários